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Campanha Infância Livre de Telas convoca a sociedade para evitar o uso excessivo dessa tecnologia por crianças

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Desenvolvida para a Editora Timo pela McCann Health Brasil, mas aberta à coletividade, a comunicação é um incentivo a uma infância mais ativa e saudável sem dependência tecnológica

São Paulo, 17 de maio de 2024 – Em uma ação que se propõe a ser coletiva, aberta para participação de toda a sociedade, a campanha “Infância Livre de Telas” faz um apelo para evitar o uso excessivo de smartphones e outros gadgets e a dependência tecnológica das crianças. O trabalho tem como base resultados de pesquisas como a TIC Kids Online Brasil, que tem destacado os efeitos do uso prolongado de telas pelo público infantil. A campanha desenvolvida pela McCann Health Brasil, uma agência do grupo IPG Health Brasil, tem o apoio da Editora Timo, Associação Brasileira do Livre Brincar (IPA),da Catraca Livr e  @pediatriaintegralbr, mas espera contar com o apoio de todos que se preocupam com a causa.

Com o aumento alarmante do uso de dispositivos eletrônicos, a iniciativa tem como objetivo conscientizar pais e demais responsáveis por crianças sobre os riscos associados a essa exposição. Segundo o TIC Kids Online Brasil 2019, cerca de 8 milhões de crianças foram expostas a discursos ofensivos, enquanto 2,8 milhões visualizaram formas de se machucar a si mesmas. Além disso, 77% das crianças enviaram mensagens instantâneas quando estavam sozinhas.

O projeto está levando essa discussão para as ruas, por meio de ações em mídia OOH (out of home). Com imagens impactantes que mostram as crianças “presas” dentro das telas, tentando se libertar, a comunicação procura causar essa reflexão imediata, inclusive nomeando as crianças para buscar mais proximidade com o público. As peças estão em locais estratégicos da cidade, como relógios de rua, abrigos de ônibus, além das ações digitais.

Ao interagir com as peças OOH, os espectadores são direcionados para o site InfanciaLivreDeTelas.com.br por meio de um QR code, onde encontrarão alertas para os riscos das telas, informações sobre o tema e opções de entretenimento que incluem programações voltadas para as crianças em livrarias, parques, brinquedotecas, entre outros. Parceiros como Catraca Livre e a IPA colaboraram também na curadoria dos espaços e atividades.

“Precisamos olhar com urgência para a forma como estamos deixando nossas crianças submissas às telas e a conteúdos inapropriados”, alerta Ana Basaglia, fundadora e publisher da TIMO e uma ativista pelo aleitamento materno. Para ela, levar essa mensagem para as ruas é uma forma de envolver, de fato, a sociedade para uma discussão mais profunda sobre a relação das crianças com essas tecnologias e a importância do lazer ao ar livre, promovendo diálogos de qualidade entre as pessoas e a elaboração de propostas consistentes em prol das crianças.

“Como responsável criativa por uma área como saúde e bem-estar, eu me senti na obrigação de abordar o tema do impacto do uso excessivo de telas na infância”, afirma Alessandra Gomes, diretora executiva de criação da McCann Health Brasil. Ela lembra que a exposição constante das crianças a conteúdos digitais está “roubando” parte da infância e prejudicando a saúde mental dos pequenos. “É crucial adotarmos uma abordagem cuidadosa e, ao mesmo tempo, impactante para lidar com essa questão”, completa.

A campanha que está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia e Pará segue ativa pelos próximos meses, com o objetivo de ampliar seu alcance e impacto na conscientização dos responsáveis por crianças. Todas as atividades foram realizadas de forma colaborativa, com o apoio de parceiros como JCDecaux e Bdrops, que disponibilizaram os espaços de mídia.

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